domingo, 18 de maio de 2008

Será que a culpa é uma doença moral?

Sempre senti culpa. Por muitas coisas: por ter nascido e dado certo trabalho aos meus pais; por ter crescido e continuar dando certo trabalho aos meus pais; por não ser tão bonita ou inteligente quanto meu namorado merecia; por estar conquistando algumas coisas materiais, enquanto tem gente da minha familia precisando de ajuda financeira.

Esse sentimento de culpa anda, cada vez mais, de mãos dadas com minhas outras neuras. Afinal, até que ponto somos culpados pela infelicidade dos outros? Até que ponto somos responsáveis pelo sucesso do outro?

Nossa...como é ruim me sentir assim. Às vezes (99% das vezes) que estou desfrutando algo muito bom - um jantar em um bom restaurante ou uma viagem - me sinto feliz pelo prazer que estou me proporcionando, mas me sinto culpada por não estar compartilhando esse momento com pessoas que dão a vida por mim.

É foda! Esse é um dilema que me acompanha diariamente. Eu tento ajudar as pessoas que amo da maneira que posso, mas será que o correto não seria dividir tudo? Uma vez escutei uma frase que me marcou pra caralho: Dividir o arroz é muito fácil, difícil é dividir a picanha!

Diante da criação católica somos estimulados a doar, doar, doar. Por outro lado o capitalismo nos força a receber, receber, receber. Tento achar um meio termo, mas dificilmente consigo. E essa é uma das minhas maiores aflições, principalmente quando envolvem meus pais que tiraram a comida da boca para me dar, ou da minha irmã, que sempre compartilhou tudo comigo...sem jamais mencionar algo em troca.

Sei lá, essas questões me fazem perder o sono e até mesmo a saúde. Será que a maioria passa por isso?

Bjs e boa semana amigos

6 comentários:

Sueli disse...

Adorei seu blog! Mas, vamos ao comentário. Acho que a palavra "culpa" deve ser apagada de seu dicionário. (do meu, já apaguei). Sim, porque quando você faz algo, com certeza está fazendo o que julga o melhor a ser feito naquele momento. Pode até não ter acertado, mas estamos aqui para isso: para aprender. Ninguém nasce sabendo e nem traz consigo uma bola de cristal. Troque a palavra culpa por “aprendizado”. Por outro lado, há uma lei que diz que "semelhente atrai semelhante" (e não tenha dúvida disso! - já cansei de comprovar); assim sendo, se você deu “certo trabalho” a seus pais, eles, de certa forma precisavam disso e vocês não estariam juntos se um não tivesse que aprender com o outro. E depois ... quem nunca deu, de uma forma ou de outra, trabalho para os pais? Quanto à felicidade ou infelicidade, sucesso ou fracasso dos outros, não acredito que tenhamos qualquer coisa a ver com isso. Não temos esse poder, não, amiga! Acho que cada um é responsável por si. O que acontece é que vivemos dando esse poder aos outros. Problema de quem não sabe cuidar de si. Agora, acho que você realmente deve se sentir culpada por ser feliz ... Claro, você é a única pessoa que pode causar a sua felicidade. Então, use e abuse desse direito. Se os outros, não sabem, isso é um problema que eles vão ter que resolver. Quanto ao que é correto ou não, quem pode saber com certeza? Com toda minha experiência, cheguei à conclusão que o mais correto é colocar-se em primeiro lugar ... sempre! Dê sim, para quem quiser, quando quiser, mas porque tem vontade e sente prazer com isso, não porque “aprendeu que este é o certo”. Bem, é isso aí. Beijo! Sueli (http://suefb.blog.uol.com.br/)

Anônimo disse...

daremos se temos, se não temos... esperemos!

Daniel disse...

Acho que essa é uma indagação de várias pessoas sim, e pode ter certeza que é difícil chegar a uma conclusão disso.

Sempre que podemos não nos custa ajudar, mas não podemos salvar o mundo. Pelo menos sozinhos não.

Aproveite o que é seu e foi conquistado com seu suor e sempre que puder divida esse momento com as pessoas que estão ao seu redor.

Beijos

beija-flor disse...

DRI, EM RELAÇÃO AO SENTIMENTO DE CULPA, NÃO ESTÁ CERTO SEU MODO DE PENSAR.CADA UM É RESPONSÁVEL POR SEU ATOS.TEMOS NOSSO LIVRE ARBÍTRIO. SEU PAI E EU FIZEMOS NOSSA ESTÓRIA, SÓMENTE CABE A NÓS OS NOSSOS ERROS. AH EM SE FALANDO DE VELHOS, FIQUE SABENDO QUE VELHO É SEU CÚ, BEM ENRRUGADINHO, VIU DOCINHO DE COCO.ESTÁ NA HORA DE VC PREOCUPAR-SE COM SIGO MESMA. EU TE AMAREI SEMPRE DA MESMA FORMA. NÃO SINTA CULPA DE NADA. CADA UM FAZ O QUE PODE. E ACREDITE VC JÁ FEZ MUITO ME ACEITANDO COMO SUA MÃE.

Fabiola Mariano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiola Mariano disse...

Adri, sentimento de culpa é uma coisa que todos temos, mas não podemos salvar o mundo todo sozinhos, todos sempre pensam em mudar mais oq todos não sabem é que pensar é fácil e o dificil mesmo é agir.
Você por exemplo é uma pessoa que age muito ao meu ver e por conta disso não entendo seus motivos de culpa vc é uma pessoa maravilhosa e que sempre me deu ótimo exemplo me ensinou muitas coisas que sei...desde sentimental ao profissional.
Quanto a sua famíli fique tranquila, pois como sua mãe mesmo ja disse eles te amam demais e saiba também que tem amigos que pode contar em qualquer momento da sua vida...enfim por favor entenda que nada acontece em nossas vidas sem a permissão de Deus !!!

bjOo...Fáah